sexta-feira, 8 de novembro de 2013

arroz ou esparguete? eis a questão

Hoje quem tem canudo sabe o quanto custou estudar, viajar, sacrificar-se por algo que se sonhou e alcançou. Mas de repente vi-me neste dilema: tenho duas latas amarelas com uma bela insígnia cravada, será que dão para guardar esparguete, arroz ou outra coisa qualquer?

Não me arrependo de ter conquistado aquelas 'latas amarelas' que guardo religiosamente, mas se as conquistei devo-as a quem me ajudou nos meus estudos (a minha mãe) e ao meu esforço pessoal de me levantar de madrugada para apanhar o autocarro, ter horas seguidas de entra numa sala, sai e entra noutra  sala sem intervalo regados de dias sem horas de almoço, para no final do dia, muitas vezes já de noite, apanhar o autocarro de volta para casa.

Não devo favores a ninguém pois consegui as minhas 'latas' por mim. Terminei e até tive a oportunidade de ter nas minhas mãos o destino de alguns jovens que dependiam da minha boa performance como professora para irem a exames. Juntamente com duas orientadoras fantásticas cheguei lá, aprendi e retive experiências de vida bastante importantes. 

.....mas agora pergunto: neste país de pobres de espírito e de fraca entreajuda, de que me servem as minhas latas? De que servem anos a estudar e depois ter de optar por outra profissão (que muitas vezes trazem más digestões)? 

No meu caso serviu para eu respirar a realidade da minha profissão (existem pessoas que nem isso conseguiram fazer) e também para saber que acertei no que escolhi. Na conjuntura actual não me é permitido viver da minha vocação e como tal aponto o dedo aos que, durante anos, vão fechando os olhos ao importante investimento que deveria ser feito mas vão abrindo os bolsos a outros interesses. Aponto o dedo também aos Encarregados de educação que muitas vezes não apoiam a classe que tem na mão o destino dos seus filhos. Aponto o dedo aos colegas que lá estão que envergonham a minha classe.


Certo é: as duas 'latas amarelas'  não me dão de comer mas pelo menos tenho sempre o consolo de que estão ''expostas'' para memória futura e que estão a prender o naperon para não fugir do sítio. Não as esfrego na cara de ninguém e muito importante NUNCA me fiz mais do que os outros por ter um ou dois diplomas. Não sou melhor ou pior ....ainda tenho de aprender a dar um melhor uso aquelas ''latinhas amarelas''...acho que vou optar pelo esparguete...... :) Uma coisa é certa, agora sou como um carro de F1, encostei à box e deixei os outros passarem..... um dia (espero) voltarei à corrida







Nenhum comentário:

Postar um comentário